quarta-feira, dezembro 13, 2006

Comendo travesseiros!

Se tem uma coisa que se faz bem aqui em Portugal são doces! Nossa, tem um melhor do que o outro. Mas os imperdíveis são, obviamente, aqueles originais, típicos daqui. Selecionei três deles que me levaram até as nuvens, e que vocês PRECISAM experimentar quando estiveram por estas bandas!
1. Travesseiro: é esse aí que eu apareço saboreando com muita satisfação na foto ao lado. É uma especiaria de Sintra, cidade que fica a menos de uma hora de Lisboa. Travesseiro é comprido, lembra um churros, mas é feito com massa folhada e o recheio é de doce de ovos com amêndoa. É simplesmente delicioso! Mas tem que provar o d'A Piriquita, no centro de Sintra! Gostei tanto que, num outro dia, encontrei no Shopping Colombo (o maior de Lisboa) uma lojinha chamada propriamente "As Delícias de Sintra", e pensei: "é claro que eles devem ter travesseiros!" Pois bem, eles tinham, mas não chegavam aos pés do original, da Piriquita.

2. Pastéis de Belém: esse é outro que tem que ser o original. Nós, no Brasil, conhecemos este doce por causa daquele similar bagaceiro vendido no Habib's. Pois bem, esse aí não passa de uma imitação barata e das mais vagabundas. Pois no bairro de Belém, em Lisboa, tem a única e verdadeira fábrica de Pastéis de Belém (www.pasteisdebelem.pt), que é uma loucura. Fomos lá num sábado à tarde, e devia, sem exagero algum, ter mais de duas centenas de pessoas, se empurrando, em filas ou - as mais sortudas - nas mesas, todas provando os deliciosos Pastéis de Belém. Como tava meio sem tempo - há muito o que se ver por aqui - entrei na fila perto do caixa e consegui, em menos de 30 minutos, sair de lá com um pacote de 6 pastéis. Comemos numa praça que tem na frente, mas exatamente como manda o protocole: com açúcar de confeiteiro e canela por cima! E a sensação foi indescritível!!!! Depois desses, Habib's nunca mais!
3. Torta de Azeitão: estava olhando o menu do café onde estava com uns amigos, quando esse nome me chamou a atenção. 'Torta de Azeitão'? De curioso, resolvi pedir (o fato de ser o mais barato do cardápio ajudou tb, he he), imaginando se tratar de algo com muito azeite, ou similar. Pois nada disso: a Patrícia, uma amiga portuguesa que estava conosco, explicou que é outro doce oriundo dos antigos mosteiros, feito pelas freiras que, após aproveitarem a clara dos ovos para engomar camisas e etc, utilizavam as gemas restantes na culinária. E Azeitão é uma região de Portugal conhecida por este doce. É um tubinho, com massa e creme de ovos, simplesmente delicioso, e bem leve. Come-se num estalo. Mas não, eu não repeti. Tenho que cuidar da silhueta, não?

2 comentários:

Anônimo disse...

O sr. Milani esquece-se de comentar que anda a cuidar da silhueta também com a queijada de Sintra, mais as tortinhas de Guimarães (deliciosas, quentinhas), doce do céu, bola de Berlim em miniatura, bombas de chocolate, fradinhos de Mafra e toda uma série açucarada da cozinha lusitana. Faz bem o sr. Milani: os doces portugueses são fantásticos.

Anônimo disse...

Espero que o Natal de "além mar" seja para ti tão doce como os doces de Sintra.
Um grande beijo da
"tia" Jane