quarta-feira, dezembro 06, 2006

A RAINHA

Bem, vamos começar a falar de cinema, antes que alguém reclame: "que história é essa, um blog chamado 'cineronda' e nenhum comentário de cinema?". Mas vamos começar bem. O primeiro filme que assisti aqui em Portugal foi um dos favoritos ao próximo Oscar, A RAINHA!
Dirigido por Stephen Frears (MINHA ADORÁVEL LAVANDERIA, LIGAÇÕES PERIGOSAS, O SEGREDO DE VERA DRAKE), A RAINHA se passa durante uma única semana, da morte da princesa Diana até o seu enterro, sete dias depois. O foco da ação está no comportamento da Família Real Inglesa, em como ela reagiu ao acontecimento, e como o povo inglês exigiu uma maior comoção da realeza. E há tb a atuação decisiva do recém eleito primeiro ministro Tony Blair (Michael Sheen, de UNDERWORLD - ANJOS DA NOITE). O cara foi decisivo para "salvar" a monarquia nestes sete dias.
A RAINHA nem parece ser dirigido por Frears, um cara mais acostumado com o proletariado do que com a realeza. o mais próximo seria o LIGAÇÕES, mas mesmo assim sem o registro documental deste novo trabalho. O filme é muito bem feito, uma realização de muita classe e resultado. Certamente será indicado ao Oscar nas principais categorias: Filme, Diretor, Atriz, Ator Coadjuvante, Roteiro, Edição, Fotografia (do brasileiro Affonso Beato, parceiro habitual de Pedro Almodóvar e Cacá Diegues), Figurino e Direção de Arte.
Mas A RAINHA não seria nada sem Helen Mirren. A atriz de GOSFORD PARK e AS LOUCURAS DE REI GEORGE dá um verdadeiro show, numa interpretação carregada de pequenos detalhes. O filme favorece a história, e não a atriz, mas mesmo assim ela dá um show. Para se ter uma idéia, um dos momentos mais comoventes, quando a rainha finalmente chora a perda da nora, a câmera está nas costas dela, e só vemos a lágrima quando ela se vir, após ter terminado o choro. Uma elegância irrepreensível. Mirren já ganhou o Festival de Veneza, com este trabalho, e será uma injustiça se perdeer o Oscar. Ao menos ela está melhor do que Penélope Cruz (VOLVER) e Meryl Streep (O DIABO VESTE PRADA), as duas tb deslumbrantes, e prováveis concorrentes ao prêmio máximo do cinema ao lado dela.

The Queen, ING, 2006
(Nota 8,5)

Um comentário:

Anônimo disse...

MIRREN é uma excelente atriz... econômica e precisa. Mas ainda acho que Meryl pode surpreender... Vamos ver...