sábado, dezembro 09, 2006

O PERFUME


Tenho um amigo que considera o livro "O Perfume", de Patrick Süskind, um dos melhores que já leu em toda a sua vida. Eu, por outro lado, nunca tinha ouvido falar. Mas, com um pouco de pesquisa, descobri que a tal história do rapaz que nasceu na França em plena Idade Média e que possui o extraordinário dom de sentir TODOS os odores do mundo, apesar dele próprio não possui cheiro algum, é mesmo bem badalada. Tanto que agora chega às telas em formado de filme. Cineastas como Steven Spielberg, Stanley Kubrick, Tim Burton e Ridley Scott desistiram de adaptar o romance por considerá-lo infilmável, e a tarefa coube ao alemão Tom Tykwer, de "Corra, Lola, Corra". E o que ele entrega agora é um filme que demora para engrenar, mas tem muitos bons méritos, além de um final impressionante - apesar de ser acusado de ser literário demais por aqueles que leram o livro.
Com um elenco internacional, que traz nomes como Dustin Hoffman ("Rain Man"), Alan Rickman ("Harry Potter") e Rachel Hurd-Wood ("Peter Pan"), o papel de protagonista ficou com o semi-desconhecido Ben Whishaw ("Stoned"). Todos estão muito bem, se nenhum destaque, entretanto.
Produção mais cara da história do cinema alemão - custou cerca de 50 milhões de euros - "O Perfume" deve fazer a festa dos fãs do livro, apesar de não decepcionar o espectador casual. Como mero curioso, eu cheguei a cansar com a longa duração - 2h30 - mas me surpreendi com algumas boas soluções visuais. Outros pontos, entretanto, não são muito bem explicados - o porquê dos assassinatos, por exemplo - mas nada a ponto de comprometer o resultado final. "O Perfume - A História de um Assassino" não chega a ser imperdível, mas garante bons momentos de diversão.

Perfume: The Story of a Murderer, ALE/FRA/ESP, 2006
(Nota 6,5)

Nenhum comentário: