segunda-feira, dezembro 11, 2006

Vaz

Caso alguém não saiba, meu nome completo é Robledo Milani Vaz. Sim, tem um Vaz no fim, de origem paterna e, obviamentente, antecedência portuguesa. Por motivos que não cabem ser discutidos aqui, assino apenas Robledo Milani, mas seria mentira se afirmasse não ter ficado um pouco curioso em encontrar por aqui alguma referência a este lado da família, já que estou em terras, digamos, natais. País de Luíz Vaz de Camões e Pero Vaz de Caminha (meus dois antepassados mais ilustres), pensei que iria me cansar de tantos "Vaz" por todos os lados, mas que nada! Não os vejo em lugar nenhum, continuo sendo único, hehe! A única referência, claro, além do próprio Camões, foi nesta placa exibida na entrada do refeitório do Mosteiro dos Jerônimos, um dos lugares mais belos de toda Lisboa, no bairro de Belém. Este tal de Leonardo Vaz foi um dos responsáveis pelo lugar, e como é mesmo muito bonito, fiquei feliz.
Por outro lado, no Palácio Nacional de Sintra (na foto é a construção atrás de mim), um lugar encantador, há a Sala dos Brasões, onde "o teto em domo deste majestoso salão está decorado com cervos segurando os brasões de armas das 74 famílias nobres portuguesas" (Guia Visual Folha de São Paulo: Portugal, página 158). Agora eu pergunto: estava lá o brasão da Família Vaz? Claro que não! Tinha os Ribeiros, os Silva, até os Tavares, mas nada dos Vaz! Tsc tsc tsc...

Nenhum comentário: