segunda-feira, dezembro 18, 2006

Aqui nasceu Portugal






Guimarães é uma cidade bem ao norte de Portugal, cerca de uma hora de trem de distância da cidade do Porto, onde se fazem os famosos vinhos conhecidos mundialmente. Guimarães, por outro lado, é importante por ter sido cidade natal do rei Afonso Henriques, responsável pela formação de Portugal em uma nação há quase um milênio, lá pelos idos de 1.100 d.C.. Ou seja, quando Portugal se unificou, Guimarães foi sua primeira cidade, e, consequentemente, a primeira capital do país. Pra se ter uma idéia mais próxima, hoje em dia é mais ou menos como Piratini e o Rio Grande do Sul (Piratini foi a capital farroupilha, mas hoje em dia praticamente não existe). Guimarães tem um centro histórico muito bem preservado, tudo muito bonito, mas não tem a menor relevância política, social ou econômica no país. É uma curiosidade hístórica, nada mais.
A grande chamariz turístico do local é mesmo o tal mérito de ser ali que "nasceu Portugal". Mas eu me encantei pela cidade. Pequena, dá pra se conhecer praticamente tudo à pé. O principal ponto de interesse é o Castelo, datado de mais de mil anos, construído pela Condessa Mumadona. Mas há até um brasão de uma homenagem brasileira, de 1940, embaixo de uma estátua do Rei Afonso Henriques, homenageando a cidade berço da sociedade portuguesa. Não é um lugar imprescindível de se conhecer, mas quem tiver tempo e disponibilidade de vir até aqui, certamente não irá se arrepender. Acho que as fotos aqui postadas dão uma boa idéia do quanto foi gostoso ter passado por Guimarães!

2 comentários:

Anônimo disse...

Robless,
Feliz Natal e feliz ano novo! Estou torcendo para que vocês tenham uma virada inesquecível. Dá um abraço no Paulinho, aquele tratante que não atualiza mais o fotolog...
Beijos!

Anônimo disse...

ô tratante, piratini é uma bosta de cidade, heheheheh
devia ter levado uma PD, :-)

feliz ano novo, meu camarada! aguardo teu retorno pra inaugurar o apartamento numa janta com a galera!!!

abração!
mateus