quarta-feira, dezembro 13, 2006

The Gift




A música portuguesa tem me surpreendido positivamente desde que aqui cheguei. Claro que Roberto Leal continua a fazer sucesso entre um certo tipo de público (sim, eu me informei a respeito), e de existirem cantores e cantoras célebres por manterem as raízes, carregando a bandeira do fado (tem uma, chamada Mariza, que até ganhou recentemente o Grammy de World Music), mas os que têm despertado o interesse de um novo público são artistas preocupados em modernizar a imagem da música feita em terras lusitanas. Rodrigo Leão (um impressionante instrumentista, que já gravou com vários nomes, inclusive com a gaúcha Adriana Calcanhotto), David Fonseca e, principalmente, o grupo The Gift são os top de linha desta vertente: todos são muito cool, geralmente cantam em inglês (visando o público internacional, claro) e possuem estilos muito próprios.
Essas fotos aqui ao lado foram tiradas durante o concerto da turnê "Fácil de Entender", do The Gift. Marquei presença no sábado, dia 09/12, e foi realmente muito bom. O anfiteatro, no Centro Cultural Belém, é belíssimo, grande e muito próprio para este tipo de evento. o cenário impressionava com as luzes e com um visual encantador; as participações do coral eram sempre muito apropriadas; a banda é ótima. O The Gift existe desde o final dos anos 90, com quatro discos de estúdio já lançados, que só podem ser encontrados em alguns lugares específicos ou pela internet (www.thegift.pt). O "Fácil de Entender" é o quinto álbum, um cd duplo com as melhores canções da banda ao vivo, além de um dvd com o show completo, dividido em duas partes. Tudo visualmente muito bonito e profissional. Isso sem falar da música, ótima. O som deles é como uma mistura de "Björk, Pet Shop Boys, Everything But The Girl e Garbage", como definiu o Paulo (www.argumento.net/contexto). Canções como "Music" (não é uma versão do sucesso da Madonna), "Driving you Slow", "Ok! Do you want something simple?" e "Question of Love", além da óbvia "Fácil de Entender" (uma das únicas do grupo cantada em português) levaram o público ao delírio. Agora, imagina como o brasileiro aqui se sentiu quando eles entoaram um cover de "Índios", do Legião Urbana? Bah, muito legal. Certamente vale a pena conhecer. Eu já estou com dois cd's da banda na bagagem, e este show ficará para sempre registrado na minha memória!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ora, que maravilha saber que o sr. Milani está a gostar da música portuguesa. Fico muito contente, porque esses que citaste são realmente ótimos. Abs